Association between topodiagnosis, neurological impairment and dysphagia in patients affected by ischemic Stroke

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61085/rechhc.v4i1.165

Keywords:

Stroke, Deglutition Disorders, Deglutition, Neurologic Examination, Thrombolytic Therapy

Abstract

Objective: To analyze the relationship between dysphagia, lesion topodiagnosis and neurological impairment in patients with non-thrombolyzed ischemic stroke. Method: Prospective, quantitative, cross-sectional study that included 22 participants hospitalized with ischemic stroke without thrombolysis. Swallowing was assessed by the GUSS Scale, neurological deficits were assessed by the NIHSS Scale and topodiagnosis was identified by cranial tomography. Pearson's chi-square test and Spearman's correlation test were used for statistical analysis. Results: 81.8% of the participants presented swallowing alterations, 40.9% of which had severe dysphagia. Regarding topodiagnosis, 40.9% of the participants had stroke in the temporal lobe and, of these, 77.8% had severe dysphagia (p<0.05). The mean NIHSS score was 11 points (3.75-17.25) and the correlation between dysphagia and neurological impairment was negative strong (r=-0.74; p<0.001). Conclusion: There is an association between dysphagia and neurological topodiagnosis and correlation between dysphagia and neurological impairment in individuals affected by non-thrombolyzed ischemic stroke.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paola Coradi Guarnieri, Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF)

Graduada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Fonoaudióloga Especialista em Neurologia pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada em Neurologia e Neurocirurgia pelo Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF). Possui experiência clínica em avaliação e reabilitação da deglutição, fala e linguagem em pacientes adultos e experiência em preceptoria e coordenação de área de programas de residência, tutoria de estágios em fonoaudiologia. Docente dos programas de residência multiprofissional em Urgência e Emergência/Intensivismo e Atenção Clínica Especializada em Neurologia do Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Fonoaudióloga do Hospital de Clínicas de Passo Fundo.

Ronan Mattos Mezzalira, Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF)

Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana (PPGDCH) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e especialista em Urgência e Emergência/Intensivismo pelo Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência / Intensivismo do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF). Fonoaudiólogo do Hospital São Vicente Curitiba e Hospital Sugisawa, onde atua na avaliação e reabilitação de disfagia, afasia, alterações vocais e de motricidade orofacial em pacientes adultos e idosos internados em enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva, Unidade de Emergência, unidade de AVC e ambulatório de oncologia. Docente dos programas de residência multiprofissionais em Urgência e Emergência/Intensivismo e Atenção Clínica Especializada em Neurologia do Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Possui experiência em preceptoria e coordenação de área de programas de residência, tutoria de estágios em fonoaudiologia, criação, implementação e gestão de protocolos e indicadores em fonoaudiologia.

João Carlos Comel, Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF)

Possui graduação em FISIOTERAPIA (2006). Especialização em Fisioterapia Ortopédica e traumatológica (2008) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Mestrado (2013) e Doutorado (2018) em Medicina - Ciências Cirúrgicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Dirigente Institucional de Pesquisa do Hospital de Clínicas de Passo Fundo - HCPF, Líder do Grupo De Pesquisa Integralidade Terapêutica, Gestão e Inovação em Saúde do Hospital de Clínicas de Passo Fundo - HCPF, Vice-líder do Grupo de Estudos em Exercícios Físicos e Terapias Complementares do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Membro do Grupo de Pesquisa em Insuficiência Cardíaca do Hospital Universitário GEIC - ULBRA/Canoas. Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada em Neurologia do Hospital de Clínicas de Passo Fundo - HCPF. Tutor nos Programas de Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada em Neurologia e Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência/Intensivísmo do Hospital de Clínicas de Passo Fundo - HCPF. Atualmente realiza investigações relacionadas as implicações do sistema cardiovascular e sua relação com o sistema musculoesquelético, com interesse especial no papel avaliativo através de métodos não invasivos e a terapêutica do exercício a partir da plasticidade musculoesquelética induzida pelo exercício. Revisor de Periódicos Nacionais e Internacionais. Também atua no tratamento distúrbios do aparelho locomotor, através do processo de reparação/regeneração dos tecidos moles através do Método de Fisioterapia Invasiva (EPI - Eletrólise Percutânea Intratisular) e do Método Eletrólise Percutânea Terapêutica (EPTE). Possui experiência na área de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, Fisioterapia Invasiva, Docência do ensino superior. Atualmente enfatiza estudos em Avaliações com Eletromiografia de Superfície, Qualidade de Vida, Pesquisa Clínica. Tratamento de afecções do sistema músculo esquelético, Cardiovascular e Neurofuncional (adulto e pediátrico). Além de Estudos de Revisão Sistemática e Cárdio-oncologia.

Published

2025-12-22

How to Cite

1.
Coradi Guarnieri P, Mattos Mezzalira R, Comel JC. Association between topodiagnosis, neurological impairment and dysphagia in patients affected by ischemic Stroke. C&amp;H [Internet]. 2025 Dec. 22 [cited 2026 Jan. 14];4(1):36-51. Available from: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/165

Issue

Section

Artigos Originais

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.