Coronavírus em pediatria

uma revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Coronavírus, Pediatria, Síndrome respiratória aguda grave, Pandemias

Resumo

Objetivo: conhecer aspectos clínicos epidemiológicos da infecção por coronavírus em pacientes pediátricos. Método: revisão de literatura integrativa, realizada no período de abril a maio de 2020, em três bases de dados científicas. Resultados e discussões: a amostra foi de 59 crianças com idades de 01 mês a 15 anos, os pacientes mais jovens apresentaram maior gravidade dos sinais e sintomas. A febre foi um dos principais sintomas relatados (52%-75%), seguido de tosse (44-75%). A principal sintoma gastrointestinal foi a diarreia (10-12%). As crianças incluídas no estudo foram diagnosticadas através da reação em cadeia da polimerase em tempo real, exame padrão ouro para detectar essa infecção. Essa população manifestou sintomas mais brandos da doença comparados aos adultos. Conclusões: há poucas pesquisas relacionadas ao coronavírus em pediatria, devido ao menor número de crianças infectadas e a possibilidade dessas, manterem-se assintomáticas. Sugere-se a realização de mais estudos para compreender essa temática.

Biografia do Autor

Kassiely Klein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Enfermeira Especialista em Saúde da Criança. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente - FAMED/ UFRGS. Enfermeira da Unidade de Internação Pediátrica do Hospital São Lucas da PUCRS.

Fabiane Machado Pavani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Enfermeira Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Aline Cammarano Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Enfermeira Doutora em Enfermagem. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família-CRIANDO/UFSM. Docente da Universidade Federal de Santa Maria.

Neila Santini de Souza, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Enfermeira Doutora em Ciências. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família-CRIANDO/UFSM. Docente da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

1.
Klein K, Machado Pavani F, Cammarano Ribeiro A, Santini de Souza N. Coronavírus em pediatria: uma revisão integrativa. C&H [Internet]. 1º de outubro de 2020 [citado 2º de dezembro de 2020];1(1):89-104. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/13

Edição

Seção

Artigos de Revisão