Biomarcadores de necrose miocárdica precoce

Autores

  • Luciano Siqueira Universidade de Passo Fundo - UPF https://orcid.org/0000-0002-0415-2226
  • Lucas Thomazi Ferron Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Gustavo Korssak Gonçalves Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Guilhermo Rodrigues Souza Universidade de Passo Fundo - UPF

Palavras-chave:

Biomarcadores, Infarto do Miocárdio, Cardiologia

Resumo

As doenças cardiovasculares, incluindo o infarto agudo do miocárdio, representam um importante problema de saúde pública, apresentando altas taxas de incidência e mortalidade. A definição clínica denota a presença de lesão miocárdica aguda detectada por biomarcadores cardíacos anormais no cenário de evidência isquêmica miocárdica aguda. Objetivo: revisar sobre biomarcadores laboratoriais precoces de necrose miocárdica, com enfoque em inflamação e isquemia. Método: utilizou-se artigos científicos focando na relação de biomarcardores laboratoriais e sua aplicabilidade na necrose e infarto. Resultados: a pesquisa dos diversos tipos de biomarcadores evidenciou que ainda não existe um marcador perfeito para o diagnóstico laboratorial da doença, devido a latência entre o início do evento clínico e a alteração laboratorial. Conclusão: o biomarcador ideal seria o que brevemente altera seus valores e especifica o miocárdio como fonte das alterações.

Biografia do Autor

Luciano Siqueira, Universidade de Passo Fundo - UPF

Farmacêutico (UFSM), Especialista em análises clínicas (UFSM), Especialista em laboratório de hematologia (SBHH), Mestrado em bioquímica (UFSM), Doutorado em Bioquímica (UFRGS), MBA em gestão estratégica e inovação em negócios (UPF).

Lucas Thomazi Ferron , Universidade de Passo Fundo - UPF

Acadêmico de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Gustavo Korssak Gonçalves, Universidade de Passo Fundo - UPF

Acadêmico de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Guilhermo Rodrigues Souza, Universidade de Passo Fundo - UPF

Acadêmico de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

1.
Siqueira L, Thomazi Ferron L, Korssak Gonçalves G, Rodrigues Souza G. Biomarcadores de necrose miocárdica precoce. C&H [Internet]. 1º de outubro de 2020 [citado 2º de dezembro de 2020];1(1):105-22. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/14

Edição

Seção

Artigos de Revisão