Conhecimento dos pacientes com neoplasias hematológicas acerca dos cuidados para prevenção de infecção a domicílio

Autores

  • Petra Zieher Universidade de Passo Fundo (UPF) https://orcid.org/0000-0002-8500-2632
  • Luana Turra Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mariane Carolina de Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Vera Lucia Fortunato Fortes Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.29327/2185320.2.1-5

Palavras-chave:

Educação em saúde, Doenças hematológicas, Prevenção terciária

Resumo

Introdução: a quimioterapia é a modalidade de tratamento mais utilizada nas neoplasias hematológicas, entretanto, estes medicamentos predispõe o doente a um alto potencial para infecção. Pacientes e familiares devem estar orientados para prevenir agravos. Objetivo: identificar o conhecimento dos pacientes acerca dos cuidados para prevenção de infecção. Método: estudo de campo, descritivo, analítico de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados após tabulados e analisados com o programa SPSS. Resultados: participaram do estudo 17 pacientes, prevaleceu o Linfoma não Hodgkin (76,5%), os cuidados relatados foram predominantemente a alimentação com base em cozidos (76,5%), banho diário (64,7%) e evitar aglomeração (82,4%). Discussão: apesar da maior parte dos paciente terem sido orientados, grande parte apresentou alguma complicação durante o tratamento. Conclusão: os pacientes possuem informações acerca dos cuidados, porém, não podemos comprovar se são suficientes e se foram em virtude da doença e tratamento ou devido a pandemia que ocorreu na mesma época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Petra Zieher, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Enfermeira pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, especialista em atenção ao câncer pelo programa de residência multiprofissional da Universidade de Passo Fundo, enfermeira supervisora de estágios e aulas práticas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Luana Turra, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Servidora Pública, membro do Laboratório de Pesquisas no Cuidado de Pessoas em Situações Agudas de Saúde (GEASS/UFSC). Enfermeira, Mestranda PEN/UFSC.

Mariane Carolina de Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeira pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Mestre em Biociências e Saúde pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Docente do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Vera Lucia Fortunato Fortes, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Enfermeira pela Universidade de Passo Fundo, Mestre em Assistência de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, atuou como tutora dos programas de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer e Cardiologia UPF/PMPF/HCPF, Professora da IMED.

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

1.
Zieher P, Turra L, de Almeida MC, Fortunato Fortes VL. Conhecimento dos pacientes com neoplasias hematológicas acerca dos cuidados para prevenção de infecção a domicílio. C&H [Internet]. 20º de dezembro de 2022 [citado 3º de março de 2024];2(1). Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/72

Edição

Seção

Artigos Originais