Indicadores de saúde na construção de ferramentas de monitoramento:

relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Indicadores básicos de saúde, Estudantes de Enfermagem, Gestão do cuidado, Serviços de Saúde Materno-Infantil

Resumo

Objetivo: apresentar as atividades desenvolvidas em uma Coordenadoria Regional de Saúde no Departamento de Política de atenção integral à Saúde da Mulher, na utilização de ferramentas de monitoramento da efetividade do Programa da Rede Cegonha a partir da análise de indicadores básicos de saúde. Método: relato reflexivo de experiência motivado pelas aprendizagens proporcionadas pelo estágio curricular obrigatório do curso de graduação em enfermagem. Resultados e discussão: o uso de indicadores é um instrumento valioso na gestão e na avaliação em saúde, e o Enfermeiro gestor tem propriedade no comando, visto sua compreensão e traquejo para avaliar planos e metas. Considerações Finais: a análise de dados em saúde a partir do uso dos sistemas de informações é capaz de promover o planejamento e monitoração de serviços de forma resolutiva e eficaz. A Enfermagem possui papel fundamental na prática da gestão compartilhada.

Biografia do Autor

Thayana Veinert Pinheiro Surek, Universidade de Passo Fundo

Extensionista bolsista PAIDEX no projeto ComSaúde, no programa Autismo: diferente é o mundo que queremos! Discente do curso de Enfermagem na Universidade de Passo Fundo (UPF)/RS.

Bruna Tibolla Gallo, Universidade de Passo Fundo

Discente do curso de Enfermagem na Universidade de Passo Fundo (UPF). Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), atuando na Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo/RS.

Jusceli Bernadete Seidler, Coordenadoria Regional de Saúde/ Estado do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Sanitarista. Atua em áreas específicas do Departamento de Ações em Saúde na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo/RS.

Isabel Inês Zamarchi Lanferdini, Universidade de Passo Fundo

Enfermeira, Mestre. Docente do curso de Enfermagem na Universidade de Passo Fundo (UPF)/RS. 

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

1.
Veinert Pinheiro Surek T, Tibolla Gallo B, Bernadete Seidler J, Inês Zamarchi Lanferdini I. Indicadores de saúde na construção de ferramentas de monitoramento:: relato de experiência. C&H [Internet]. 18º de novembro de 2021 [citado 7º de dezembro de 2021];1(2):111-20. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/31

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência