Experiências na puericultura:

contribuições para o ensino, o serviço e a assistência à saúde

Autores

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Enfermagem, Cuidado de Criança, Relações Comunidade-Instituição, Mudança Social

Resumo

Objetivo: o objetivo é relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem na extensão universitária em atividades de puericultura. Método: utilizou-se o método descritivo, sendo o estudo uma experiência vivida por acadêmicos de enfermagem dentro das consultas de puericultura na unidade básica de saúde, em um município localizado da região noroeste do Rio Grande do Sul. Resultados: Com as atividades desenvolvidas durante um ano no projeto podemos reorganizar as consultas de puericultura no serviço de saúde, bem como uma organização da agenda semanal com horários marcados e acompanhamento. Conclusão: Conclui-se que desde o início para os acadêmicos foi possível uma fala de forma profissional, contendo ética, além do conhecimento adquirido. Para os serviços de saúde, oferecimento de um atendimento qualificado e para usuários como a criança e a família os benefícios de uma assistência humanizada e comprometida com as informações e o cuidado à saúde.

Biografia do Autor

Luana Bartsch, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões/RS.

Luciane Cezar Padilha, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Egressa do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões/RS.

Nathalia Piazentini Pioczkoski, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões/RS.

Leonardo Bigolin Jantsch, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Enfermeiro Pediátrico e Neonatal. Doutor em Enfermagem. Professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões/RS.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

1.
Bartsch L, Cezar Padilha L, Piazentini Pioczkoski N, Bigolin Jantsch L. Experiências na puericultura:: contribuições para o ensino, o serviço e a assistência à saúde. C&H [Internet]. 18º de novembro de 2021 [citado 7º de dezembro de 2021];1(2):121-34. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/44

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência