Cuidados de enfermagem no atendimento ao indivíduo com tentativa de suicídio

Autores

Palavras-chave:

Suicídio, Tentativa de Suicídio, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Introdução: profissionais de saúde atendem tentativas de suicídio. Cabe ao Enfermeiro este manejo. Objetivo: revisar a literatura científica, quanto aos cuidados de enfermagem e indivíduos com tentativa de suicídio. Metodologia: revisão Integrativa. Coletas realizadas nas bases LILACS, SCIELO e MEDLINE. Inclusão dos estudos sobre o tema, respondendo à questão norteadora, últimos dez anos, com descritores abaixo. Compostas as categorias através de um quadro, no qual se categorizam os artigos desta revisão. Resultados/discussão: os resultados desta Revisão Integrativa foram categorizados em: manejo do indivíduo com tentativa de suicídio; o papel do enfermeiro frente à tentativa de suicídio; aspectos que dificultam o cuidado de enfermagem e desafios para melhorias do cuidado frente à tentativa de suicídio. Considerações finais: enfermeiro executa importantes ações, preservando a vida destes pacientes. Na atenção primária e nas emergências e internações, o enfermeiro pode aprimorar o cuidado com educação em saúde, abordagem terapêutica e escuta ativa.

Biografia do Autor

Ana Cristina Monteiro Sanson Mallmann

Formada em Ciências Jurídicas em Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 

Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,

Acadêmica de Enfermagem pelo Centro Universitário Metodista Ipa, de Porto Alegre/RS.

André Luiz Silveira Mallmann, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre- UFCSPA

Educador Físico formado pela UFRGS, Mestrando em Ciências da Reabilitação pela UFSPA,ç em Porto Alegre/RS

Daisy Zanchi de Abreu Botene, Centro Universitário Metodista- IPA

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia. Docente e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Metodista IPA (IPA).

Dayane de Aguiar Cicolella, Centro Universitário Metodista- IPA

Graduação e mestrado pela Escola de Enfermagem  - UFRGS; Doutoranda pela Escola de Enfermagem  - UFRGS. Docente dos cursos de graduação em enfermagem do Centro Universitário Metodista IPA e Centro Universitário Cesuca. Enfermeira - COREN/RS 111965.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

1.
Monteiro Sanson Mallmann AC, Silveira Mallmann AL, Zanchi de Abreu Botene D, de Aguiar Cicolella D. Cuidados de enfermagem no atendimento ao indivíduo com tentativa de suicídio. C&H [Internet]. 1º de outubro de 2020 [citado 2º de dezembro de 2020];1(1):138-52. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/25

Edição

Seção

Artigos de Revisão