Cuidados de enfermagem recomendados para avaliação e manejo da dor oncológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61085/rechhc.v2i2.120

Palavras-chave:

Neoplasias, Cuidados de enfermagem, Dor do câncer

Resumo

Objetivo: identificar os cuidados de enfermagem recomendados para avaliação e manejo da dor oncológica. Método: trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Base de Dados de Enfermagem, via Biblioteca Virtual em Saúde em maio de 2022. Resultados: foram incluídos oito artigos, publicados entre os anos de 2008 a 2021, sendo identificadas evidências que recomendam cuidados de enfermagem para a avaliação e manejo da dor oncológica. Considerações finais: é recomendado, para avaliação da dor oncológica, a aplicação da Escala Numérica de avaliação da dor e avaliação por meio de anamnese completa, exame físico, abordagem psicossocial e familiar. Para o manejo da dor, é indicado o ANtiPain; acupuntura auricular; diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem segundo a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analize Bison de Lima, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Enfermeira - Hospital de Clínicas de Passo Fundo/RS. Graduada em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Atenção ao Câncer, na modalidade de Residência Multiprofissional pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Francini dos Santos de Oliveira, Hospital de Clínicas de Passo Fundo/RS

Enfermeira - Hospital de Clínicas de Passo Fundo/RS. Graduada em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Atenção ao Câncer, na modalidade de Residência Multiprofissional pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Larissa Kochenborger, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Professora da Faculdade de Medicina (Escola de Medicina) da Universidade de Passo Fundo (UPF), atuando como docente no curso de graduação em Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Farmácia, Nutrição, Odontologia e também professora na Especialização - Residência Multiprofissional. Graduada em Ciências Biológicas-LP, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Carazinho-RS. Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Taís Ross, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Enfermeira - Centro de Hematologia e Oncologia de Joinville (CHO). Graduada em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Atenção ao Câncer, na modalidade de Residência Multiprofissional pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Thaís Dresch Eberhardt, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Professora do Curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF), atuando nas áreas de Saúde do Adulto e Feridas Crônicas; Professora dos Cursos de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer, Cardiologia e Saúde do Idoso. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Acupuntura pela Faculdade de Tecnologia IBRATE e em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica, na modalidade de residência pela UNIOESTE. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Enfermagem pela UFSM, com período de mobilidade acadêmica na Universidade Católica Portuguesa (UCP, Porto, Portugal).

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

1.
Bison de Lima A, dos Santos de Oliveira F, Kochenborger L, Ross T, Dresch Eberhardt T. Cuidados de enfermagem recomendados para avaliação e manejo da dor oncológica. C&H [Internet]. 30º de dezembro de 2022 [citado 27º de abril de 2024];2(2):105-21. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/120

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)