Prevalência e fatores associados ao uso de sinvastatina por idosos institucionalizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61085/rechhc.v2i2.117

Palavras-chave:

Saúde do idoso institucionalizado, Sinvastatina, Uso de medicamentos, Instituição de longa permanência para idosos, Idoso

Resumo

Objetivo: verificar a prevalência e os fatores associados ao uso de sinvastatina por idosos institucionalizados. Método: pesquisa de corte transversal com 468 idosos institucionalizados no Rio Grande do Sul, realizada no ano de 2017. Para avaliar a associação entre o uso de sinvastatina e as variáveis independentes categóricas, aplicou-se o teste Qui-quadrado de Pearson e a Regressão de Poisson com variância robusta. No modelo múltiplo, foram consideradas as variáveis que tiveram um valor de p<0,20 na análise bivariada e permaneceram no modelo aquelas com p<0,05. Resultados e discussão: verificou-se que a prevalência do uso de sinvastatina por idosos institucionalizados foi de 35,3%, associada a possuir histórico de acidente vascular encefálico, diabetes mellitus, polifarmácia e ser de cor não branca. Conclusão: os resultados podem ser úteis para propiciar o uso racional da sinvastatina em idosos institucionalizados, através da atuação da equipe multiprofissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Pazinatto, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduanda em Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Marilene Rodrigues Portella, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Enfermeira. Docente do Programa de Pós Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Andréia Mascarelo, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Enfermeira. Coordenadora das Ações em Saúde - Prefeitura Municipal de Coxilha/RS. Doutora em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Thaís Dresch Eberhardt, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Enfermeira. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade de Passo
Fundo (UPF). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

1.
Pazinatto L, Rodrigues Portella M, Mascarelo A, Dresch Eberhardt T. Prevalência e fatores associados ao uso de sinvastatina por idosos institucionalizados. C&amp;H [Internet]. 30º de dezembro de 2022 [citado 28º de abril de 2024];2(2):87-104. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/117

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)