Substâncias psicoativas: O impacto negativo das anfetaminas e semelhantes na saúde do ser humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61085/rechhc.v3i2.137

Palavras-chave:

Descritores: Substâncias psicotrópicas, drogas estimulantes, compostos anfetamínicos.

Resumo

Objetivo: apresentar o impacto negativo das anfetaminas e semelhantes sobre a saúde do ser humano. Método: trata-se de uma revisão de literatura, através da busca de artigos em bancos de dados online como: Scientific Eletronic Library Online e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, utilizando os descritores: Central Nervous System, Disorders Caused by Stimulant Drugs, Psychoactive Substances, Euphorizing Drugs e combinações. Resultados e discussão: foram incluídos estudos sobre o consumo dessas anfetaminas publicados na língua portuguesa, inglesa e espanhola nos últimos 10 anos. Dos 59 artigos encontrados, 12 se enquadraram nos critérios de inclusão sobre os riscos que as anfetaminas apresentam ao seu mau uso. Considerações finais:  o uso de anfetaminas e seus semelhantes é influenciado por questões sociais, ambientais e culturais. Portanto, verificou-se com os resultados obtidos que o uso dessas drogas estimulantes consumidas ilegalmente é prejudicial à saúde, e dessa forma, para combater o uso dessas substâncias, é necessário realizar campanhas em que o governo ajude a promover com ações auxiliar os grupos mais atingidos por essa classe ilícita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stéfany Gehrke, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Graduada em Biomedicina pela Universidade Luterana do Brasi (ULBRA) – Carazinho/RS. Pós-graduada em MBA em Microbiologia Clínica, ambiental e de alimentos pela UNINTER.

Alexandre Ehrhardt, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Farmácia e Bioquímica (UFSM) e em Biomedicina (ULBRA), Pós-graduado em Ciências Farmacêuticas (UFSM) e em Toxicologia Aplicada (PUC-RS), Mestre e Doutor em Farmacologia e Terapêutica (UFRGS). Docente e orientador de estágio no curso de Biomedicina da Universidade Luterana do Brasil - Campus Carazinho/RS. Experiência em disciplinas na modalidade de Ensino à Distância (EAD). Avaliador de Cursos de Graduação pelo Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior - INEP/MEC. Docente a nível de Pós-graduação em Implantodontia e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial nas disciplinas de Farmacologia e Exames Laboratoriais. Experiência na área de Análises Clínicas e Toxicológicas, com ênfase em Toxicologia /Farmacologia, Imunologia e Hematologia. Atuação como Responsável Técnico em indústria do segmento de inseticidas e indústria de correlatos na área da saúde. Perito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul na área de Análises Clínicas e Toxicológicas e Ciências Farmacêuticas.

César Gilmar Trojahn Filho, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Graduado em Biomedicina pela ULBRA - Cachoeira do Sul (2007). Especialista em Análises Clínicas pela Universidade Feevale (2010). Especialista em Docência na Saúde pela UFRGS (2015). Especialista em Biomedicina Estética pela Uniavan (2020). Mestre em Biologia Celular e Molecular Aplicado à Saúde na ULBRA - Canoas (2015). Atualmente é Coordenador do curso de Biomedicina da ULBRA Carazinho.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

1.
Gehrke S, Ehrhardt A, Trojahn Filho CG. Substâncias psicoativas: O impacto negativo das anfetaminas e semelhantes na saúde do ser humano . C&H [Internet]. 30º de dezembro de 2023 [citado 21º de janeiro de 2025];3(2):22-34. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/137

Edição

Seção

Artigos de Revisão