Consumo de álcool por gestantes e as consequências para o feto

uma revisão de literatura

Autores

Palavras-chave:

Complicações na gravidez. Consumo de bebidas alcoólicas; Gestantes; Transtornos relacionados ao uso de álcool.

Resumo

O consumo de álcool durante a gestação traz riscos à gestante e, principalmente, ao feto, devido à grande embriotoxicidade e teratogenicidade fetal. Objetivo: foi abordar o padrão de consumo de álcool por mulheres no período gestacional e os danos causados ao feto. Metodologia: este estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura, através da busca de artigos em bancos de dados online. Resultados: dos 69 artigos inicialmente encontrados, 20 se enquadraram dentro dos critérios de inclusão, predominando estudos populacionais observacionais. Discussão: a ingestão de álcool pela gestante, além de ocasionar diversas complicações durante o parto, provoca sérias deformidades físicas e neurológicas à criança, assim como mudanças comportamentais. Conclusão: verificou-se com os resultados obtidos que o uso de álcool durante o pré-natal é motivado por diferentes razões, provocando efeitos significativamente graves ao feto.

Biografia do Autor

Nelson Augusto Varian, Universidade Luterana do Brasil- Ulbra

Graduado em Biomedicina pela Universidade Luterana do Brasil e Pós-Graduando em Análises Clínicas e Toxicológicas (UPF). Atualmente é Auxiliar de Laboratório do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, habilitado em Patologia Clínica.

Letícia Carolina Cruz, Universidade Luterana do Brasil- Ulbra

Graduada em Biomedicina e Pós Graduada em Gestão e Docência no Ensino Superior pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é Biomédica Responsável Técnica do Laboratório de Biomedicina da Universidade Luterana do Brasil, na área de Análises Clínicas, habilitada em Citologia Oncótica e Patologia Clínica.

Alexandre Ehrhardt, Universidade Luterana do Brasil- Ulbra

Mestre em Farmacologia e Terapêutica (UFRGS). 

Docente do curso de Biomedicina da Universidade Luterana do Brasil - Campus Carazinho/RS. 

Perito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul na área de Análises Clínicas e Toxicológicas.

Experiência na área de Análises Clínicas e Toxicológicas, com ênfase em Toxicologia /Farmacologia e Imunologia.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

1.
Augusto Varian N, Cruz LC, Ehrhardt A. Consumo de álcool por gestantes e as consequências para o feto: uma revisão de literatura. C&H [Internet]. 1º de outubro de 2020 [citado 2º de dezembro de 2020];1(1):38-51. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/27

Edição

Seção

Artigos Originais