Processo de cicatrização e efeito da laserterapia de baixa potência

revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Assistência de enfermagem, Cicatrização, Feridas, Terapia a laser

Resumo

A laserterapia apresenta-se como adjuvante no tratamento de lesões de pele. Objetivo: investigar a o uso da laserterapia como tratamento complementar pela enfermagem no tratamento de feridas. Método: trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde e Google Acadêmico, com intervalo entre 2014 a 2019. Resultados e discussão: a enfermagem tem pesquisas relacionadas ao tratamento de feridas. É uma profissão que trabalha diretamente com a cicatrização, deve conhecer o processo e suas fases, utilizando de recursos que possam otimizá-las. Contudo, há poucas evidências da utilização da laserterapia pelo enfermeiro no tratamento de feridas. Observou-se uma lacuna na produção científica nacional, se pode cogitar que os cuidados de enfermagem estão mais relacionados a coberturas e elementos clássicos no cuidado com as feridas. Considerações finais: é essencial o aprofundamento científico pela enfermagem de pesquisas que empreguem a intervenção pela laserterapia na cicatrização tecidual.

Biografia do Autor

Irajara Tallamini, UNINGÁ - CENTRO UNIVERSITÁRIO INGÁ

Possui graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (2001) e graduação em Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo (2008). Especialista em Emergência Pré Hospitalar (2011). Trabalhou na Escola do Hospital da Cidade Passo Fundo e Senac Passo Fundo. Tem experiência na área de Psicologia e Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica. Atuou como administrativo/financeiro do ISEPE Pós Graduação Passo Fundo. Exerceu atividades na Gestão Pública, sendo Coordenador dos programas PACS, Saúde do Adolescente e área da educação. 

Liana Pinheiro Santos Marques, UNINGÁ - CENTRO UNIVERSITÁRIO INGÁ

Enfermeira, Especialista em Enfermagem Dermatológica pela SOBENFEE, Mestranda em Gerontologia pela UFSM.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

1.
Tallamini I, Pinheiro Santos Marques L. Processo de cicatrização e efeito da laserterapia de baixa potência: revisão integrativa. C&H [Internet]. 1º de outubro de 2020 [citado 2º de dezembro de 2020];1(1):123-37. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/22

Edição

Seção

Artigos de Revisão