Prevalências de infecções em um hospital de grande porte: Implicações na gestão hospitalar

Autores

  • Luiz Anildo Anacleto da Silva Universidade de Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Palmeira das Missões/RS
  • Giovana Binelo Aguiar Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)
  • Fernanda Sarturi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Palmeira das Missões/RS
  • Rafael Soder Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Palmeira das Missões/RS https://orcid.org/0000-0003-4467-1933
  • Gilmar Felário Júnior Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) https://orcid.org/0000-0001-8921-087X
  • Rodrigo Guerra Casarin Atitus Educação - Passo Fundo/RS

DOI:

https://doi.org/10.61085/rechhc.v3i1.124

Palavras-chave:

infecções hospitalares; gestão; cuidados de enfermagem; enfermagem.

Resumo

Objetivo: descrever e delinear os índices e prevalências de infecções em um hospital de grande porte que atende média e alta complexidade, identificar os microrganismos prevalentes e definir quais abordagens/estratégias no controle infecção. Método: trata-se uma pesquisa de natureza quantitativa, retrospectiva, transversal e documental. A coleta ocorreu nos arquivos de um serviço de controle de infecção de um hospital de grande porte. A análise dos dados foi do tipo descritiva simples. Resultados: Os resultados obtidos referem-se à descrição de prevalências de infecções que às situam na corrente sanguínea, sítio cirúrgico, trato urinário e, respiratório e de tecidos moles. Conclusão: Concluímos que a definição dos índices e prevalências de infecções hospitalares é complexo, razão de inferir uma série de questões, para além da parte assistencial especificamente. Esta incorre no trabalho interdisciplinar, definição de protocolos e processos, e continua revisão de conhecimentos.  Embora as limitações o estudo, contemplou os desígnios do objetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Anildo Anacleto da Silva , Universidade de Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Palmeira das Missões/RS

Graduação em Enfermagem. Licenciatura em Enfermagem. Graduação em Filosofia. Professor do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ruralidade, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus de Palmeira das Missões. Doutor em Enfermagem. Área de concentração- Filosofia, saúde e sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Giovana Binelo Aguiar, Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Palmeira das Missões/RS - 2022. Enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) - 2022.

Fernanda Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Palmeira das Missões/RS

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) - 2004. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde UNIFRA - 2006; Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - 2009; Doutora em Educação pela (UFSM) - 2018. Docente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Palmeira das Missões/RS desde 2010.

Rafael Soder, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Palmeira das Missões/RS

Graduado em Enfermagem pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) - 2002. Especialista em UTI pela Universidade do Contestado (UNC) - 2004. Pós-Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/BASis). Professor Associado, responsável pelo componente curricular de Enfermagem na Gestão do Cuidado e dos Serviços de Saúde do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Palmeira das Missões. Pesquisador Líder do Núcleo de Estudos em Gestão em Saúde (NEGESE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade - PPGSR/ (UFSM) Campus Palmeira das Missões – Rio Grande do Sul/RS.

Gilmar Felário Júnior, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Graduado em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) de Carazinho - 2017. Enfermeiro com Especialização MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar. 

Rodrigo Guerra Casarin, Atitus Educação - Passo Fundo/RS

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo (UPF) - 2006. Especialização em centro cirúrgico pela Universidade Luterana do Brasil -2009; e em enfermagem em cardiologia pelo Complexo de Ensino Superior Meridional - 2014. Mestrando em saúde (UFSM) - 2022. Atualmente é preceptor na residência multiprofissional do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, enfermeiro do Centro Cirúrgico e Hemodinâmica do Hospital da Cidade. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: Rotinas em Hemodinâmica, Bloco Círurgico, Doação e Captação de òrgãos e Tecidos e Qualidade e Segurança nos Hospitais.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

1.
Anacleto da Silva LA, Aguiar GB, Sarturi F, Soder R, Felário Júnior G, Guerra Casarin R. Prevalências de infecções em um hospital de grande porte: Implicações na gestão hospitalar . C&H [Internet]. 30º de dezembro de 2023 [citado 22º de outubro de 2024];3(1):28-4. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/124

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)