O enfermeiro e o cuidado paliativo domiciliar: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61085/rechhc.v2i2.116

Palavras-chave:

Enfermagem de cuidados paliativos, Assistência domiciliar, Estado terminal

Resumo

Objetivo: selecionar estudos referentes à atuação do enfermeiro no desenvolvimento do cuidado paliativo domiciliar, pontos fortes e fragilidades. Método: revisão de literatura narrativa, que buscou artigos originais e completos na DynaMed, uma ferramenta de evidência clínica, via convênio ATITUS-Educação, na especialidade Cuidado Paliativo, incluindo estudos de tema domiciliar e morte em casa em doentes sem possibilidade terapêutica. Resultados: encontrados 14 artigos organizados em tabela com especificações para subsidiar a análise. Discussões: emergiram categorias de análise: barreiras enfrentadas e facilitadores e estratégias para a efetivação do cuidado paliativo domiciliar, incluindo para cada as subcategorias: comunicação, conhecimento e o cuidado paliativo domiciliar no contexto do paciente, cuidador e enfermeiro. Conclusões: os estudos mostraram que os enfermeiros possuem lacunas no conhecimento e na comunicação sobre cuidado paliativo domiciliar, que este necessitaria ser deliberado precocemente, antes da alta hospitalar, com aquiescência do paciente e família, suscitando-se morrer em casa, sob cuidado formal e/ou informal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Freitas, Atitus Educação Passo Fundo/RS

Técnica em Enfermagem. Acadêmica em Enfermagem pela Atitus Educação, Passo Fundo/RS. 

Vera Lucia Fortunato Fortes, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Enfermeira pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Assistência de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, atuou como tutora dos programas de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer e Cardiologia UPF/PMPF/HCPF. Professora da ATITUS-Educação - Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

1.
Freitas A, Fortunato Fortes VL. O enfermeiro e o cuidado paliativo domiciliar: uma revisão de literatura . C&H [Internet]. 30º de dezembro de 2022 [citado 27º de abril de 2024];2(2):70-86. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/116

Edição

Seção

Artigos de Revisão