Cuidados da equipe hospitalar em relação a saúde bucal de pacientes internados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61085/rechhc.v2i2.115

Palavras-chave:

Equipe Multiprofissional; Pacientes Internados; Profissionais da Saúde; Saúde Bucal; Unidade Hospitalar de Odontologia

Resumo

Avaliar a condição de saúde bucal e as necessidades de intervenção odontológica de pacientes internados deveriam ser preocupações constantes da equipe de saúde hospitalar, já que uma infecção oral pode causar uma série de complicações na saúde geral de indivíduos debilitados sistemicamente e a saúde bucal desse paciente é muito importante para a sua recuperação. Objetivo: o presente estudo teve como objetivo avaliar as práticas e conhecimentos da equipe hospitalar em relação aos cuidados com a higiene bucal dos pacientes internados. Métodos: trata-se de um estudo descritivo e exploratório, aplicado em forma de questionários auto-aplicáveis de forma on-line e presencial, realizado no segundo semestre do ano de 2020, com perguntas sobre o conhecimento e cuidados da equipe hospitalar em relação à saúde bucal de pacientes internados, onde participaram 76 profissionais da saúde, enfermeiros (as) e técnicos (as) de enfermagem que trabalham e lidam diretamente com pacientes internados e em UTIs no Hospital de Clínicas em Passo Fundo – RS. Resultados: os resultados demonstram que os profissionais, enfermeiros e técnicos de enfermagem, consideram as práticas de higienização bucal importantes nos pacientes internados, mas que muitas vezes não são realizadas da maneira correta. Conclusão: ao final deste estudo podemos concluir que a saúde bucal é fundamental para a qualidade de vida e saúde geral de pacientes internados. É preciso analizar o paciente de um modo geral, sem separar a boca do restante do corpo, considerando que, as infecções bucais são grandes fontes de agravamento de doenças sistêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emelini Rodrigues Gomes, Atitus Educação Passo Fundo/RS

Acadêmica de Odontologia pela Faculdade ATITUS Educação Passo Fundo/RS. 

Graziela Vieira Starick, Atitus Educação Passo Fundo/RS

Cirurgia-Dentista pela Faculade Meridional Imed Passo Fundo/RS.

Michele Bortoluzzi de Conto Ferreira, Atitus Educação Passo Fundo/RS

Doutora em Odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto (2018). Mestre em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), área de concentração em Clínica Odontológica - 2013, graduada em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo - 2006. Docente em Odontologia na ATITUS Educação, Campus Santa Terezinha, desde 2013. Atuo nas áreas de Odontologia em Saúde Bucal Coletiva, Odontologia Hospitalar e prótese dentária.

Alessandra de Oliveira Pertile, Atitus Educação Passo Fundo/RS

Acadêmica de Odontologia pela Faculdade ATITUS Educação Passo Fundo/RS.

Évelin Aparecida Begnini, Atitus Educação Passo Fundo/RS

Acadêmica de Odontologia pela Faculdade ATITUS Educação Passo Fundo/RS.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

1.
Rodrigues Gomes E, Vieira Starick G, Bortoluzzi de Conto Ferreira M, de Oliveira Pertile A, Aparecida Begnini Évelin. Cuidados da equipe hospitalar em relação a saúde bucal de pacientes internados. C&H [Internet]. 30º de dezembro de 2022 [citado 28º de abril de 2024];2(2):54-69. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/115

Edição

Seção

Artigos Originais