Residência em serviço social na unidade de terapia neonatal diante da covid-19

relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Coronavírus, UTI, Neonatal, Serviço Social, Residência Hospitalar

Resumo

A crise pandêmica gerada pela doença do novo coronavírus instalada pelo mundo altera rotinas dos sujeitos e afeta o processo de trabalho interferindo nas relações. No contexto hospitalar as mudanças alteraram a experiência da residente do Serviço Social do programa de residência multiprofissional materno infantil/neonatologia de hospital geral de alta complexidade frente a impossibilidade das visitas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Objetivo: apontar as estratégias profissionais na rotina de cuidado multiprofissional em unidade neonatal frente ao coronavírus. Método: trata-se de relato de experiência acerca da inserção em unidade neonatal de hospital de grande porte do norte do Estado do Rio Grande do Sul, no período março de 2020. Resultados e discussão: a pandemia do coronavírus dificultou as intervenções profissionais, impossibilitando a inter-relação com equipe multiprofissional. Conclusão: vislumbrou-se contribuir para a qualificação dos serviços hospitalares, assim como, o atendimento pautado no princípio da integralidade do Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

Daniela de Souza Woitezak, Hospital de Clínicas de Passo Fundo -HCPF

Assistente Social Residente no Programa de Residência Multiprofissional Materno-Infantil / Neonatologia do Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Pós-Graduação lato sensu em Especialização em Cuidado Interdisciplinar no Envelhecimento Humano.

Thamylle F. França dos Santos, Hospital de Clínicas de Passo Fundo -HCPF

Assistente Social no Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Bacharel em Serviço Social pela Unviersidade de Passo Fundo. Preceptora dos Programas de Residência Multiprofissional em Materno-Infantil/Neonatologia e Urgência e Emergência/Intensivismo. Pós-Graduação lato sensu em Especialização em Saúde Coletiva.

Elsa Cristine Zanette Tallamini, Hospital de Clínicas de Passo Fundo- HCPF

Psicóloga pela Universidade de Passo Fundo, com especialização em Saúde Coletiva e Psicologia Hospitalar. Mestre em Psicologia Clínica. Atuando como Psicóloga Hospitalar no Hospital de Clínicas de Passo Fundo e Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. Preceptora dos programas de residência Multiprofissional do HCPF. Coordenadora do Núcleo Técnico Estruturante da Área da Psicologia dos Programas de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer e Cardiologia HC/UPF/SMSPF. Tutora de Campo do Programa de Residência Multiprofissional Materno Infantil e Neonatologia HC/SMSPF Docente dos Programas de Residência Multiprofissional Urgência/Emergência e Intensivismo HC/SMSMC e Materno Infantil e Neonatologia HC/SMC. 

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

1.
de Souza Woitezak D, F. França dos Santos T, Cristine Zanette Tallamini E. Residência em serviço social na unidade de terapia neonatal diante da covid-19: relato de experiência. C&H [Internet]. 1º de outubro de 2020 [citado 2º de dezembro de 2020];1(1):62-73. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/20

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência