A influência da participação familiar no tratamento do paciente oncológico

Autores

Palavras-chave:

Neoplasias, Relações familiares, Serviço hospitalar de oncologia

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a influência da participação familiar no tratamento do paciente oncológico através de uma revisão sistemática da literatura acadêmico-científica. O método de pesquisa empreendido é de revisão sistemática da literatura, o banco de dados utilizado para o levantamento de publicações foi o banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Como critérios de inclusão, foram eleitas publicações em língua portuguesa, disponíveis na íntegra e publicadas entre 2010 e 2019. Dentre os resultados e discussões, foi possível concluir que os impactos do diagnóstico do câncer são significativos na dinâmica familiar, portanto, é fundamental que a família também se torne um objeto de cuidado da rede de atenção à saúde, pois recebendo esse cuidado dos profissionais da saúde, poderá se consolidar como uma fonte fundamental de apoio e participação no tratamento do paciente oncológico.

Biografia do Autor

Charles Vieira da Silva, Hospital de Clínicas de Passo Fundo- HCPF

Graduação de Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Passo Fundo; Especialista em Dinâmica das Relações Conjugais e Familiares pelo Complexo de Ensino Superior Meridional (IMED) e pós-graduando em Saúde Coletiva pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF). Assistente Social no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF) e na Escola de Educação Profissional do HCPF. Docente, Preceptor e Coordenador da área profissional do Serviço Social nos Programas de Residência Multiprofissionais de Urgência/Emergência e Intensivismo e Materno Infantil/Neonatologia do HCPF.

Icaro Bonamigo Gaspodini, Complexo de Ensino Superior Meridional

Psicólogo (IMED, Passo Fundo, Brasil, 2014). Mestre em Psicologia (UNISINOS, São Leopoldo, Brasil, 2017) com bolsa parcial CAPES. Doutorando em Psicologia (UNISINOS, São Leopoldo, Brasil) com bolsa parcial CAPES.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

1.
Vieira da Silva C, Bonamigo Gaspodini I. A influência da participação familiar no tratamento do paciente oncológico. C&H [Internet]. 1º de outubro de 2020 [citado 2º de dezembro de 2020];1(1):74-88. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/8

Edição

Seção

Artigos de Revisão