Entre paredes e redes: o processo de alta hospitalar de pacientes críticos sob a ótica do/a assistente social

Autores

  • Deise de Brito da Silva Hospital de Clínicas de Passo Fundo/RS https://orcid.org/0000-0003-3843-9812
  • Marisa Basegio Carretta Diniz Hospital de Clínicas de Passo Fundo/RS

DOI:

https://doi.org/10.29327/2185320.2.1-3

Palavras-chave:

Serviço Social, Alta do paciente, Família

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de compreender o processo de alta hospitalar de pacientes críticos sob a ótica da/o assistente social. Possui abordagem qualitativa, com uso do método dialético crítico. Ocorreu através da aplicação de uma entrevista semiestruturada entre os meses de maio a agosto de 2020, no Hospital de Clínicas de Passo Fundo/RS, com familiares de pacientes críticos. Como resultados, os dados apontaram que a família é o lócus do cuidado, sendo apresentado pelos familiares algumas lacunas neste processo, assim como as fragilidades de promoção de cuidados aos pacientes tanto no âmbito hospitalar, como no domicílio, as quais são interpretadas como determinantes e condicionantes sociais no processo saúde-doença. Tem como conclusão elementos importantes para a reflexão do processo de alta hospitalar de pacientes críticos, buscando aprofundar a discussão e a construção do preparo de alta e da transição do cuidado no âmbito hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise de Brito da Silva, Hospital de Clínicas de Passo Fundo/RS

Assistente Social, atua no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF/RS). Preceptora na área profissional do Serviço Social dos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde do HCPF. Especialista em Urgência, Emergência e Intensivismo pelo Programa de Residência Multiprofissional do HCPF. Pós-graduada em Serviço Social em Saúde Coletiva - área de conhecimento: Saúde e bem-estar, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente representa a categoria dos/as Assistentes Sociais, como coordenadora do Núcleo de Base do Conselho Regional de Serviço Social (NUCRESS Planalto Médio) e como titular no Conselho Municipal de Saúde do município de Passo Fundo/RS. Bacharela em Serviço Social pela Universidade de Passo Fundo (UPF), realizando no período de 2016 a 2017 seu estágio curricular no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Foi bolsista no Projeto de Extensão Educação e Cidadania e voluntária no Projeto de Extensão Educação Inclusiva em Equoterapia, ambos vinculados a UPF.

Marisa Basegio Carretta Diniz, Hospital de Clínicas de Passo Fundo/RS

Enfermeira. Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordenadora do Ensino e Pesquisa Acadêmica do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF/RS). Professora do curso de Enfermagem da IMED Passo Fundo - RS. 

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

1.
de Brito da Silva D, Basegio Carretta Diniz M. Entre paredes e redes: o processo de alta hospitalar de pacientes críticos sob a ótica do/a assistente social. C&H [Internet]. 20º de dezembro de 2022 [citado 12º de maio de 2024];2(1). Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/63

Edição

Seção

Artigos Originais