Perfil epidemiológico da hanseníase no Brasil entre 2014 e 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61085/rechhc.v3i2.154

Palavras-chave:

Hanseníane, Perfil de Saúde, Brasil

Resumo

Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico da hanseníase no Brasil no período de 2014 e 2021. Métodos: Trata-se de estudo ecológico, de caráter horizontal, retrospectivo, quantitativo. Os participantes foram os notificados com diagnóstico de hanseníase através do sistema de processamento de dados agrupados Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde e Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Os dados foram importados para planilhas eletrônicas, onde foram analisados pela estatística descritiva. Resultados: Foram registrados 204.739 novos casos da doença, com taxa média de detecção anual de 11,9 casos a cada 100 mil habitantes, e pico no ano de 2014. O perfil foi: indivíduos do sexo masculino, com 40 a 59 anos, raça parda, baixa escolaridade, diagnóstico da forma multibacilar, da região Centro-Oeste brasileira. Conclusão: A incidência da hanseníase vem diminuindo ao longo dos anos, porém ainda não foi possível atingir a meta proposta pela Organização Mundial de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luísa Dal Piva Andreis, Atitus Educação - Passo Fundo/RS

Acadêmica de Medicina da Atitus Educação. 

Leonardo Saraiva, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Cirurgião Dentista. Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Luciana Kase Tanno, University Hospital Centre of Montpellier

Professora Alergista e Imunologista Clínico do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. Pós-doutorado na Universidade Sorbonne de Paris e no Hospital Universitário de Montpellier (2015-2016). Diretor do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Apoio Científico de Classificações (Montpellier, França)

Kely Vincenzi, Atitus Educação - Passo Fundo/RS

Acadêmica de Medicina da Atitus Educação. 

Lara Flavia Gobbi Cazarotto, Atitus Educação - Passo Fundo/RS

Acadêmica de Medicina da Atitus Educação. 

Cintia Bassani, Atitus Educação - Passo Fundo/RS

Médica Alergista e Imunologista. Mestre em Ciências da Saúde IAMSPE. Professora no curso de Medicina da Atitus Educação. 

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

1.
Dal Piva Andreis L, Saraiva L, Kase Tanno L, Vincenzi K, Flavia Gobbi Cazarotto L, Bassani C. Perfil epidemiológico da hanseníase no Brasil entre 2014 e 2021. C&H [Internet]. 30º de dezembro de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];3(2):54-72. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/154

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)