Perfil epidemiológico da meningite bacteriana no estado do Rio Grande do Sul

Autores

Palavras-chave:

Meningites Bacterianas; Perfil de Saúde; Epidemiologia; Cobertura Vacinal

Resumo

Objetivo: Determinar o perfil epidemiológico da meningite bacteriana no Estado do Rio Grande do Sul no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2019. Método: Trata-se de um estudo ecológico, com delineamento descritivo, retrospectivo e com abordagem quantitativa, feito por meio de análises de dados secundários coletados no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) e no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Resultados: foram confirmados 6.899 casos de meningite bacteriana. A maior prevalência dos casos ocorreu entre homens (57,4%) e entre os indivíduos na faixa de 20- 39 anos (21,1%). A macrorregião de maior incidência foi a Metropolitana (53,8%). O sorogrupo prevalente foi o sorogrupo C (66,2%). Conclusão: os dados demonstram declínio da cobertura vacinal da Meningocócica C nos últimos anos e a necessidade de fortalecimento das estratégias de prevenção implementadas no Estado. Além disso, demonstram migração para a faixa etária entre os 20-39 anos.

Biografia do Autor

Luísa Rodrigues Frasson, Faculdade Meridional (IMED)

Acadêmica de Medicina da Faculdade Meridional – IMED

Leonardo Saraiva, Universidade de Passo Fundo

Cirurgião-Dentista. Doutorando em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Nicole Meller Mottecy, Faculdade Meridional (IMED)

Acadêmica de Medicina da Faculdade Meridional – IMED

Sandrini Regina Basso, Faculdade Meridional (IMED)

Acadêmica de Medicina da Faculdade Meridional – IMED

Rafaella Menegazzo Oneda, Faculdade Meridional (IMED)

Acadêmica de Medicina da Faculdade Meridional – IMED

Cíntia Bassani, Faculdade Meridional (IMED)

Médica Pediatra. Doutoranda do curso de ciências da saúde do Hospital Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE) e docente na Faculdade Meridional – IMED. 

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

1.
Rodrigues Frasson L, Saraiva L, Meller Mottecy N, Regina Basso S, Menegazzo Oneda R, Bassani C. Perfil epidemiológico da meningite bacteriana no estado do Rio Grande do Sul. C&H [Internet]. 18º de novembro de 2021 [citado 1º de dezembro de 2021];1(2):96-110. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/54

Edição

Seção

Artigos Originais