Perfil epidemiológico da mortalidade materna no estado do Rio Grande do Sul de 2008 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2185320.2.1-1

Palavras-chave:

Morte Materna, Saúde da Mulher, Estatísticas Vitais, Saúde Reprodutiva, Índicadores Básicos de Saúde

Resumo

Objetivo: determinar o perfil epidemiológico da Mortalidade Materna no Estado do Rio Grande do Sul no período de 2008 a 2018. Método: trata-se de uma pesquisa epidemiológica descritiva, retrospectiva e abordagem quantitativa. Foram utilizados dados secundários da base de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos . Foram usados dois indicadores: a Razão da Mortalidade Materna e a Razão da Mortalidade Materna Especifica. Resultados: foram confirmados 509 óbitos maternos durante o período estudado. A maior prevalência dos casos ocorreu entre mulheres na faixa de 40-49 anos. Os óbitos foram mais frequentes em mulheres negras, com nenhuma escolaridade e solteiras. O tipo de causa obstétrica de maior ocorrência foi a obstétrica direta, prevalecendo os fatores de hemorragia pós-parto e hipertensão gestacional com proteinuria significativa. Conclusão: nesse período ocorreram 509 óbitos maternos. Observou-se um decréscimo de 5,86% nos valores de Razão da Mortalidade Materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandrini Regina Basso, Atitus Educação

Acadêmica de Medicina do Instituto Meridional (IMED).

 

Rafaella Menegazzo Oneda, Atitus Educação

 Acadêmica de Medicina do Instituto Meridional (IMED).

Luísa Rodrigues Frasson, Atitus Educação

Acadêmica de Medicina do Instituto Meridional (IMED).

Nicole Meller Mottecy, Atitus Educação

Acadêmica de Medicina do Instituto Meridional (IMED).

Leonardo Saraiva, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Cirurgião-Dentista. Mestre em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutorando em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Cíntia Bassani, Atitus Educação

Médica Pediatra, Alergista e Imunologista. Mestra em Ciências da Saúde pelo Hospital Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE) e docente na Faculdade Meridional - IMED.

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

1.
Regina Basso S, Menegazzo Oneda R, Rodrigues Frasson L, Meller Mottecy N, Saraiva L, Bassani C. Perfil epidemiológico da mortalidade materna no estado do Rio Grande do Sul de 2008 a 2018. C&H [Internet]. 20º de dezembro de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];2(1). Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/55

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)