Estimulação tátil-cinestésica em recém-nascido pré-termo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2185320.1.1-2

Palavras-chave:

Recém-Nascido Prematuro, Massagem, Toque Terapêutico, Modalidades de Fisioterapia

Resumo

Objetivo: avaliar os efeitos da estimulação tátil-cinestésica em relação ao estado comportamental e fisiológico de recém-nascidos prematuros internados em unidade de terapia intensiva de um hospital público de referência para a assistência dessa população. Método: os sinais vitais e o estado comportamental de seis prematuros foram avaliados por meio da escala adaptada de Brazelton antes e após cinco minutos de intervenção. Resultados: foi observado aumento estatisticamente significativo da frequência respiratória (p=0,020), temperatura (p=0,042) e estado comportamental (p=0,024) após a intervenção, com rápido retorno dos sinais vitais aos valores basais. Conclusão: a estimulação tátil-cinestésica foi benéfica para os bebês prematuros deste estudo, e por ser uma técnica de baixo custo, acessível e prática, pode ser mais pesquisada pelos profissionais fisioterapeutas para que as evidências corroborem sua implementação no contexto hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kerolyn Brum Padilha

Fisioterapeuta, residente em Saúde da Criança – violências e vulnerabilidades UFRGS.

Alessandra Bombarda, Unisinos

Fisioterapeuta, doutora em Ciências do Movimento Humano UFRGS, professora do curso de Fisioterapia da Escola de Saúde da Unisinos, RS.

Downloads

Publicado

01-10-2020

Como Citar

1.
Brum Padilha K, Bombarda A. Estimulação tátil-cinestésica em recém-nascido pré-termo. C&H [Internet]. 1º de outubro de 2020 [citado 20º de janeiro de 2025];1(1):22-37. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/26

Edição

Seção

Artigos Originais