Comparação da funcionalidade em pacientes hospitalizados com tumores sólidos e neoplasias hematológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61085/rechhc.v3i2.142

Palabras clave:

fisioterapia

Resumen

A funcionalidade é definida como a capacidade de realizar tarefas diárias e ter autonomia, sendo diretamente proporcional à independência do indivíduo. Objetivo: Comparar a funcionalidade de pacientes hospitalizados com tumores sólidos com a daqueles com neoplasias hematológicas. Método: Estudo transversal. A análise foi realizada por meio dos questionários ECOG-PS, MFIS-BR, mMRC e EORTC QLQ C-30. Resultados: As proporções das categorias de funcionalidade foram semelhantes entre as especialidades. Em comparação com a fadiga, houve diferença significativa nos pacientes com tumores sólidos, tanto na análise isolada (p=0,040) quanto em combinação com a escala EORTC (p=0,006). Discussão: Na maioria dos casos houve predomínio de pacientes com bom escore funcional, capazes de tolerar todos os tratamentos . Conclusão: Não houve diferença na funcionalidade entre pacientes com tumores sólidos e malignidades hematológicas. A maioria dos pacientes foi classificada como funcionalmente independente (ECOG ≤2).

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joanna Assumpção Thimoteo, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em 2021. Residente do Programa Multiprofissional em Atenção ao Câncer pela Universidade de Passo Fundo, de 2022 a 2024.  Fisioterapeuta Especialista em Oncologia. 

Carla Wouters Franco Rockenbach, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2002. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo CBES e Mestre em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS. Atualmente é Professora Pesquisadora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde-Atenção ao Câncer.

Adrieli Cimarosti Borges, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em 2021. Residente do Programa Multiprofissional em Atenção ao Câncer pela Universidade de Passo Fundo, de 2022 a 2024. Fisioterapeuta Especialista em Oncologia.

Clairton de Oliveira Fontoura, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em 2022. Residente do Programa Multiprofissional em Atenção ao Câncer pela Universidade de Passo Fundo, de 2023 a 2025. 

Juliana Secchi Batista, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Fisioterapeuta atuando na área de Osteopatia em Passo Fundo. Certificada em Osteopatia pelo Colégio Brasileiro de Osteopatia com formação realizada no período de 2013 à 2017. Professora do Colégio Brasileiro de Osteopatia (CBO) desde 2024. Professora do curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (UPF) desde 2016. Mestre em Envelhecimento Humano em 2012, onde foi bolsista Prosup/Capes e Fisioterapeuta graduada em 2009 pela mesma instituição. Tem experiência na área de Pesquisa, Fisioterapia clínica geral e Osteopatia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Osteopatia, Terapia Manual, Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia, Fisioterapia Aquática e Saúde Coletiva. Fisioterapeuta, Mestre em Envelhecimento Humano.

Tamires Pinheiro, Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF)

Graduada pelo Centro Universitário Facvest - Lages, Santa Catarina em 2019. Fisioterapeuta Especialista em Oncologia pela Universidade de Passo fundo (UPF), atualmente Fisioterapeuta no Hospital de Clínicas de Passo Fundo. 

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

1.
Assumpção Thimoteo J, Wouters Franco Rockenbach C, Cimarosti Borges A, de Oliveira Fontoura C, Secchi Batista J, Pinheiro T. Comparação da funcionalidade em pacientes hospitalizados com tumores sólidos e neoplasias hematológicas. C&H [Internet]. 30 de diciembre de 2023 [citado 22 de octubre de 2024];3(2):35-53. Disponible en: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/142

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.