Probiótico oral como adjuvante no tratamento da acne vulgar

Um ensaio clínico randomizado duplo-cego

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61085/rechhc.v2i2.107

Palavras-chave:

Acne, Dermatologia, Ensaio Clínico Randomizado

Resumo

Objetivo: analisar a eficácia dos probióticos orais no tratamento da acne vulgar. Métodos. trata-se de um ensaio clínico controlado, duplo-cego, randomizado, com duração de três meses e participação de 20 pacientes que apresentavam acne vulgar, o grupo experimento recebeu o probiótico oral e adapaleno 1 mg creme tópico, enquanto o grupo controle recebeu o probiótico placebo e o mesmo creme tópico. Resultados e Discussão. ao analisar o grau de melhora no aspecto clínico da acne, no grupo controle observou-se uma média inicial de grau 2,30 (±0,82) e após o tratamento, 1,70 (±1,16) de média final, enquanto o grupo experimento apresentou-se com média inicial de grau 2,80 (±1,03) e passou para uma média de 1,60 (±0,70), esse decréscimo na média indica redução na quantidade e gravidade da acne, mais expressiva no grupo experimento. Conclusão. notou-se importante melhora na redução da acne e na qualidade de vida com o uso de probióticos orais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Scheila Reichert, Atitus Educação Passo Fundo/RS

Discente do curso de Medicina pela instituição de ensino Faculdade Meridional (IMED) campus Passo Fundo/RS. Membro e Diretora Científica da Liga Acadêmica de Dermatologia - LAD-IMED; Monitora da disciplina de Histologia I e II dos cursos de Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária na Faculdade Meridional - IMED durante o ano de 2019; Membro colaborativa do Diretório Acadêmico Moacyr Scliar (DAMS) durante o ano de 2019. Ingressei no curso com o objetivo de focar na saúde como um todo, conhecendo melhor o ser humano em seu mais íntimo aspecto bio-psico-social.

Alexandra Nunes de Mattos, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Médica dermatologista. Mestre em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (UPF) e docente do curso de medicina da Atitus Educação.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

1.
Reichert S, Nunes de Mattos A. Probiótico oral como adjuvante no tratamento da acne vulgar: Um ensaio clínico randomizado duplo-cego. C&H [Internet]. 30º de dezembro de 2022 [citado 27º de abril de 2024];2(2):16-2. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/107

Edição

Seção

Artigos Originais