Interações medicamentosas da ciclofosfamida e divergências entre as plataformas UPTODATE e MEDSCAPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61085/rechhc.v4i1.179

Palavras-chave:

Ciclofosfamida, Interações Medicamentosas, Polimedicação

Resumo

Objetivo: identificar as interações medicamentosas da ciclofosfamida com medicamentos adjuvantes da terapia oncológica e de uso contínuo em pacientes oncológicos atendidos em um hospital do Rio Grande do Sul. Método: os dados de idade, sexo, comorbidades, neoplasia e medicamentos de 30 pacientes em uso de ciclofosfamida foram obtidos do prontuário dos pacientes e as interações avaliadas com auxílio de ferramentas online. Resultados e discussões: além das medicações prescritas para a terapia oncológica, 23 (76,7%) indivíduos faziam uso de medicamentos de uso contínuo. Foram identificadas 4 interações medicamentosas com a ciclofosfamida na plataforma UpToDate e 24 na Medscape. As classificações monitorar e leve foram as mais frequente. As interações de maior gravidade ocorreram com o uso de hidroclorotiazida e doxorrubicina. Conclusão: a ciclofosfamida demonstra-se segura quanto às interações medicamentosas. A avaliação das prescrições deve ser conduzida utilizando diferentes bases de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauciene da Silva Batista, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Farmacêutica, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2020. Pós-graduada em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade - ICTQ em 2022. Especialista em Atenção ao Câncer pela Universidade de Passo Fundo UPF/SMS/HCPF, em 2025. 

Ana Paula Weber Fell, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Farmacêutica. Especialista em Oncologia. 

Leticia Caron Pretto, Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF)

Farmacêutica, formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em 2012. Pós-graduada em Gestão de Negócios da Saúde e Farmácia Clínica.

Bruna Eduarda dos Santos, Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF)

Farmacêutica, formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em 2021. Especialista em Atenção ao Câncer UPF/SMS/HCPF, em 2024. 

Paola Gallina Toldo, Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF)

Farmacêutica, formada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI -Erechim) em 2020. Especialista em Atenção ao Câncer UPF/SMS/HCPF, em 2023.

Fabiana Tonial, Universidade de Passo Fundo

Farmacêutica-Bioquímica pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em 2007. Mestre e Doutora em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) 2010 e 2014, em convênio com a Universidade de Passo Fundo. Professor Adjunto III da Universidade de Passo Fundo. Tutora dos Programas de Residência Multiprofissional UPF/HSVP/HC/SMS. 

Downloads

Publicado

22-12-2025

Como Citar

1.
da Silva Batista G, Weber Fell AP, Caron Pretto L, Eduarda dos Santos B, Gallina Toldo P, Tonial F. Interações medicamentosas da ciclofosfamida e divergências entre as plataformas UPTODATE e MEDSCAPE. C&H [Internet]. 22º de dezembro de 2025 [citado 14º de janeiro de 2026];4(1):65-78. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/179

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)