Indicadores de saúde na construção de ferramentas de monitoramento:

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2185320.1.2-7

Palavras-chave:

Indicadores básicos de saúde, Estudantes de Enfermagem, Gestão do cuidado, Serviços de Saúde Materno-Infantil

Resumo

Objetivo: apresentar as atividades desenvolvidas em uma Coordenadoria Regional de Saúde no Departamento de Política de atenção integral à Saúde da Mulher, na utilização de ferramentas de monitoramento da efetividade do Programa da Rede Cegonha a partir da análise de indicadores básicos de saúde. Método: relato reflexivo de experiência motivado pelas aprendizagens proporcionadas pelo estágio curricular obrigatório do curso de graduação em enfermagem. Resultados e discussão: o uso de indicadores é um instrumento valioso na gestão e na avaliação em saúde, e o Enfermeiro gestor tem propriedade no comando, visto sua compreensão e traquejo para avaliar planos e metas. Considerações Finais: a análise de dados em saúde a partir do uso dos sistemas de informações é capaz de promover o planejamento e monitoração de serviços de forma resolutiva e eficaz. A Enfermagem possui papel fundamental na prática da gestão compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayana Veinert Pinheiro Surek, Universidade de Passo Fundo

Extensionista bolsista PAIDEX no projeto ComSaúde, no programa Autismo: diferente é o mundo que queremos! Discente do curso de Enfermagem na Universidade de Passo Fundo (UPF)/RS.

Bruna Tibolla Gallo, Universidade de Passo Fundo

Discente do curso de Enfermagem na Universidade de Passo Fundo (UPF). Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), atuando na Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo/RS.

Jusceli Bernadete Seidler, Coordenadoria Regional de Saúde/ Estado do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Sanitarista. Atua em áreas específicas do Departamento de Ações em Saúde na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo/RS.

Isabel Inês Zamarchi Lanferdini, Universidade de Passo Fundo

Enfermeira, Mestre. Docente do curso de Enfermagem na Universidade de Passo Fundo (UPF)/RS. 

Downloads

Publicado

18-11-2021

Como Citar

1.
Veinert Pinheiro Surek T, Tibolla Gallo B, Bernadete Seidler J, Inês Zamarchi Lanferdini I. Indicadores de saúde na construção de ferramentas de monitoramento:: relato de experiência. C&H [Internet]. 18º de novembro de 2021 [citado 19º de abril de 2024];1(2):111-20. Disponível em: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/31

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência